Como

Conectando projetos e pessoas em prol de cidades mais seguras

Na prática

O funcionamento da rede se dará com base, fundamentalmente, nos quatro seguintes pilares: Atenção, Ação, Pesquisa e Política. Abaixo você pode conferir uma pequena explicação de como trabalharemos cada um deles e, aos poucos, os projetos desenvolvidos em cada frente.

Trabalharemos este pilar visando a divulgação da causa e a promoção da conscientização com relação aos variados fatores que influenciam na sensação de segurança e acolhimento propiciados pelo espaço público. Desta forma, visamos promover debates, conversas, palestras e workshops em diversos contextos referentes à temática da segurança urbana, bem como campanhas sobre assédio público, eventos e congressos sobre inclusão urbana. Também daremos suporte à iniciativas parceiras relacionadas à temática, fortalecendo o propósito da rede.

Projetos já desenvolvidos nesta temática: 

Vídeo de lançamento – Desabafo

Promovido por uma equipe quase totalmente composta por mulheres engajadas em promover uma sociedade mais inclusiva em termos de gênero, considerando todos os recortes que nós “mulheres” podemos ter. O vídeo foi baseado no poema da escritora curitibana Julie Fank – BOLHAS-plástico.

Mesa Redonda “Qual o seu papel na construção de uma cidade mais inclusiva para todas e todos?”

Promovida no evento de lançamento do projeto, dia 7 de Março de 2019, na presença de cerca de 500 espectadores, contou com a presença da Diretora Executiva da inCities Laís Leão, da Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo da FAE Centro Universitário Prof. Adriane Savi e da Vereadora de Curitiba Maria Letícia Fagundes. Foram discutidas quais as formas que cada um de nós pode contribuir para criar cidades mais justas para todas e todos.

Rodas de Conversa Mensais

Promovemos todos os meses, por enquanto apenas em Curitiba, Rodas de Conversa que buscam gerar espaços de acolhimento e escuta! Por enquanto, elas são apenas abertas para mulheres, mas muito em breve abriremos espaços mistos. Fique atenta nas nossas mídias sociais para fazer parte! Em breve teremos mais Rodas em outras cidades brasileiras.

Trabalharemos este pilar visando a promoção, suporte e articulação de ações diretas em prol de cidades mais seguras e inclusivas em termos de gênero. Promoveremos também a conexão entre projetos, ideias e voluntários dispostos a colaborar na promoção de tais ações.

Projetos já desenvolvidos nesta temática

Fique atenta que logo logo divulgaremos as primeiras ações da inCities!

Trabalharemos este pilar visando dar suporte e referência para pessoas que tenham interesse em desenvolver pesquisas e coleta de dados referentes à segurança urbana. Abriremos editais de suporte técnico a pesquisas relacionadas à temática e articularemos conexões entre pesquisadores, instituições parceiras e voluntários para promoção da coleta de dados em contextos específicos.

 

Projetos já desenvolvidos nesta temática

Fique atenta que logo logo divulgaremos os primeiros editais de suporte à pesquisa da inCities!

Trabalharemos este pilar visando incidir em políticas públicas relacionadas à segurança urbana, que considerem recortes de gênero, raça e classe e promovam cidades mais inclusivas e acolhedoras para todas e, consequentemente, todos.

 

Projetos já desenvolvidos ou em desenvolvimento nesta temática

Audiência Pública Câmara Municipal de Curitiba

Dia 10 de Setembro ocorrerá, às 14 horas, no Auditório II da Câmara Municipal de Curitiba Audiência Pública sob o tema “Cidades Seguras e Inclusivas para Mulheres”! Iniciaremos nossos trabalhos de advocacy e participação em grande estilo!