O quê

Conectando projetos e pessoas em prol de cidades mais seguras

O que somos, nossa missão e visão.

A inCities é uma Rede para Cidades Inclusivas que busca dar suporte e articular iniciativas, ideias e indivíduos que trabalhem em prol de cidades mais seguras e inclusivas para todas e todos. Buscamos ser referência no assunto de cidades inclusivas em termos de gênero, pois acreditamos que cidades inclusivas para as mulheres (em todas as suas particularidades) serão cidades inclusivas para todos.

Trabalharemos por meio de editais de suporte técnico de projetos de ação e pesquisa, atuando também diretamente em políticas públicas e em eventos de atenção e discussão sobre a temática de espaços públicos inclusivos. Além disso, buscaremos conectar boas ideias à pessoas que queiram ajudar e fazer parte da construção de tais ideais, visando acabar com a cultura atual de aceitação natural de assédios e desconfortos referentes à violência urbana.

Como toda rede, damos independência e dinamismo aos nossos membros, garantindo que toda ação possa ser replicada em outras cidades, estados e até países. Buscamos mudar o estado vigente de violência urbana e medo constante, e para isso contamos com um grande esforço coletivo!

Nossa história

A vontade de promover ações sobre a temática da insegurança nos espaços urbanos vem da existência de um problema de violência de gênero urbana muito recorrente e normalizado em nossa sociedade. Os assédios constantes no espaço público e a dificuldade de deslocamento colocam parcela da população (especialmente feminina) sob permanente estado de tensão. O medo de ocupar o espaço urbano é fator limitante para deslocamento e liberdade de muitas mulheres e tal estado gera graves prejuízos emocionais, sociais e econômicos para as vítimas e para a sociedade.

O acesso à informações sobre esta problemática é muito complexo e a quantidade de informações em si, em especial sobre o contexto brasileiro, é muito escassa. Existe uma necessidade de produção, coleta e análise de dados sobre o contexto de insegurança urbana de gênero no Brasil e na América Latina, considerando os recortes e diferenças também de cor, classe e gênero. O esforço para tal produção de conteúdo, visando eficiência e uma expressão urgente da realidade, deve ser coletivo e organizado.

A inCities surgiu de uma pesquisa realizada em 2016, realizada pela Arquiteta e Urbanista Laís Leão – atual Diretora Executiva da rede, que foi realizada justamente pela inexistência de informações sobre a temática e dificuldade de encontrar bibliografias que de fato discutissem este assunto. Os resultados da pesquisa demonstraram que as mulheres possuem maior insegurança com relação ao espaço público do que os homens, e deixou claro que este assunto deve ser discutido e explorado, em busca de soluções coletivas expressivas.

A inCities visa ativar conexões e pessoas em prol de uma sociedade e cidades mais justas, e surgiu da vontade de promover um ambiente seguro e motivador para a criação e desenvolvimento de ideias que criem cidades mais acolhedoras para todas e todos. Surge como uma rede que objetiva, então,  difundir potencialidades de engajamento, garantindo que todo e qualquer projeto possa ser replicado em território de forma rápida e dinâmica.

Princípios e Valores

Nós valorizamos o engajamento coletivo, o comprometimento, a ambição pela mudança e a vontade de transformar o estado vigente da história. Valorizamos a diversidade, a inclusão de diferentes vivências e, acima de tudo, os direitos universais humanos e sua igualdade perante indivíduos – acreditando que situações desiguais devem ser tratadas na medida de suas desigualdades, a partir da promoção de ações integrativas de forma que todos possam conviver em paz e harmonia. Não toleraremos, dentro do âmbito da rede e também fora desta, qualquer comportamento relacionado a qualquer tipo de preconceito e opressão. Nossos princípios são a igualdade, a colaboração e a empatia, e acreditamos em um mundo mais seguro, acolhedor e inclusivo para todas e todos.